A Gibson lançou a mais recente adição à sua linha de guitarras signature Slash: uma réplica da fiel companheira dele, a Les Paul Jessica.
A “Jessica” é a guitarra principal de Slash no palco há mais de 30 anos, desde que ele aposentou suas réplicas Les Paul de Kris Derrig e Max Baranet no final dos anos 80.
Slash ganhou a Jessica por volta de 1988. Era uma das duas guitarras consideradas defeito de fábrica, com tampo de três peças, que a Gibson enviou para ele. Originalmente, a guitarra tinha um acabamento cereja bem vivo, mas depois foi refeita para um tom mel (“Honey Burst”) mais discreto.
Nas mãos de Slash, a rejeitada de fábrica se tornaria uma peça fundamental em seus dias com o Guns N’ Roses e Velvet Revolver, sofrendo bastante desgaste pelo uso.
Como Slash explicou no livro “Slash: The Collection”: “Esta guitarra está comigo desde 1988. Está desbotada, eu deixei cair um cigarro nela… Dei esse nome quando estava bêbado, mas nem lembro porque!”
Até hoje, ele ainda a usa ao vivo para tocar músicas do “Appetite For Destruction” e algumas da era “Use Your Illusion”. Slash diz: “Eu levo muitas guitarras na estrada, mas essa ainda tem um som bem específico comparado a todas as outras Les Pauls que tenho por aí.”
- Veja também: As 5 Melhores Marcas de Guitarra Do Mundo
Replicando a lenda: Detalhes da guitarra Les Paul Jessica de Slash
A réplica reflete um pouco dessa história, com a Les Paul Standard “Jessica Honey Burst” ostentando o tampo vermelho. No entanto, muita coisa ficou de fora.
Por exemplo, as marcas de cigarro não estão presentes e o envelhecimento do acabamento foi ignorado, deixando a guitarra com uma aparência nova em folha, pronta para ganhar seus próprios desgastes com o tempo.
A Gibson manteve o tampo de bordo liso de três peças, o corpo de mogno sem alivio de peso e o braço de mogno com perfil “50s Vintage”. Também tem uma escala de rosewood indiano com raio de 12 polegadas, 22 trastes jumbo médios, incrustações trapezoidais de acrílico e uma pestana Graph Tech.
Dois captadores Custom Burstbuckers (não os Seymour Duncan Slash signature) completam o set, assim como uma ponte Tune-O-Matic de alumínio, tailpiece Stop Bar e travas de correia Schaller. Para dar aquele toque especial, o logo e a assinatura de Slash estão na parte de trás do headstock e na tampa do tensor.
Resumindo, a guitarra vem equipada com praticamente tudo que você esperaria de uma réplica fiel da “Jessica”.
A Les Paul Jessica já está disponível por US$ 3.199, o mesmo preço dos modelos Appetite Burst e Victoria Goldtop.